sexta-feira, 29 de abril de 2011

Novidades na Feira do Livro

Babel aposta em 'túnel' e inéditos na Feira do Livro

Para a 81.ª edição da Feira do Livro de Lisboa, o grupo editorial Babel preparou várias surpresas. Para além do lançamento de inéditos de Fernando Pessoa e Jorge Sena, foi reservado um espaço para divulgação de conteúdos digitais, envolvido num novo projecto que foi denominado Babel.

Forte destaque terá ainda a secção dedicada aos mais jovens, a cargo da nova chancelaria PI, pois "o primeiro livro que uma criança lê é marcante para toda a sua vida", tal como fez questão de salientar Paulo Teixeira Pinto, presidente do grupo. Na edição de 2011, a Babel não se limitou aos comuns pavilhões de exposição, tendo elaborado um "túnel" fechado, que se irá estender ao longo de 53 metros no Parque Eduardo VII, com várias áreas da literatura, da autoria da arquitecta Soledade Paiva de Sousa. Logo à entrada, o visitante depara-se com o 'e-quadrado', onde poderá contactar com os e-books, com um livro digital gigante de 1,70m por 1,25m que permite ser folheado como se de papel se tratasse. "Queremos ultrapassar os limites físicos dos livros de papel", destacou Paulo Teixeira Pinto. No entanto, apesar da novidade, ainda não será possível aos visitantes a compra e o download de conteúdos para estas plataformas."Para já, o que pretendemos é familiarizar os leitores com estas plataformas. A possibilidade de fazer downloads será uma outra fase", destacou o presidente do grupo. Em conferência com os jornalistas, Paulo Teixeira Pinto fez ainda uma revelação: "A Babel passará a ser o parceiro exclusivo para Portugal da Marvel e da Warner". Durante o encontro, o presidente da Babel destacou ainda as actividades desenvolvidas no Brasil, onde a editora possui uma sede desde Março deste ano. Alojada em São Paulo, com nove funcionários, apresenta-se "como uma editora não portuguesa, mas sim de língua portuguesa, com um segmento mono marca, pelo que não dispersará chancelas como acontece em Portugal".


Na Feira do Livro de Lisboa, o Grupo Porto Editora terá um espaço de 1250 m2 pensado para o encontro dos leitores com os livros e os autores.

Destaques:
Banda Sonora para um Regresso a Casa
Uma seleção das melhores crónicas de Joel Neto.
Amor e chocolate
O novo romance de Dorothy Koomson, depois do enorme sucesso de A filha da minha melhor amiga.



Grupo LeYa anima Feira do Livro de Lisboa com Jazz
Música jazz ao final da tarde às quintas e sextas-feiras e a “Hora do Editor” , todas as quintas-feiras, são as novidades do Grupo LeYa na Feira do Livro de Lisboa que começa quinta-feira no Parque Eduardo VII.




O Grupo que agrega 17 editoras mantém o modelo diferenciado que inaugurou há três anos no certam e, a “Praça LeYa” com 16 pavilhões e uma zona central que acolherá os mais de 50 autores que irão ao parque autografar as obras, e ainda esplanada, um palco e um espaço infantil.

Os jazz ao final da tarde é uma parceria com a Out of the Blue e a escola de jazz Luís Villas-Boas/Hot Club de Portugal, disse à Lusa fonte do grupo.

A "Hora do editor" acontecerá todas as quintas das 19:00 às 20:00, e é definido como um período durante o qual “os editores das chancelas da LeYa estarão nos respetivos pavilhões para receber e contactar com os seus leitores”, disse a mesma fonte.

O Grupo LeYA terá uma zona de consulta de e-books, gerida pela livraria on-line Leya Mediabooks.com.

Inês Pedrosa, Lídia Jorge e Patrícia Reis são as primeiras autoras a autografar obras, logo no dia da abertura da feira que se manterá no Parque Eduardo VII até ao dia 15 de maio.

Sem comentários: