sexta-feira, 18 de junho de 2010

Morte de José Saramago

Morte de Saramago noticiada em todo o Mundo


A morte do escritor português e prémio Nobel da Literatura José Saramago, que hoje, sexta-feira, faleceu aos 87 anos, é destacada nas edições on-line de vários jornais internacionais, onde é lembrado como "a voz literária do seu país".

As reacções à morte de José Saramago sugiram poucos horas após o anúncio do seu óbito nos sites noticiosos de todo o mundo, com a maioria a recordar a conquista do Prémio Nobel da Literatura em 1998, a sua filiação no Partido Comunista Português (PCP) e a sua condição de ateu crítico do Cristianismo.

A par dos portugueses, os sites noticiosos de Espanha, país onde o escritor vivia, foram os que deram maior destaque à morte de Saramago.

Duas horas depois de conhecido o seu óbito, o agregador de notícias Google News já listava mais de mil sites noticiosos de todo o Mundo com referências à morte do escritor.

A edição on-line da revista alemã "Der Spiegel" recorda o escritor português "como a voz literária do seu país" e destaca que Saramago, um "comunista convicto", era um "comentador crítico dos acontecimentos mundiais".

Outros jornais de referência alemães ou suíços, como a 2Süddeutsche Zeitung" ou a NZZ, respectivamente, traçaram o percurso da pessoa e escritor, lembrando "a imagem pessimista do mundo" e a "ironia" que marcou, em geral, a sua obra.

Sem comentários: